PUNK FUNK -e-book
Punk Funk
(Por Eduardo Souza Lima, escritor e jornalista)
A máxima do movimento punk, “faça você mesmo”, foi traduzida para o português na favela, pelo funk carioca. “O Punk Funk” promove o encontro entre morro e asfalto, tão cantado em verso e prosa e tão longe de acontecer de verdade, por meio da música e do inconformismo.
O livro conta a história de Felipe, estudante de ensino médio de escola particular que é fã de Clash, Sex Pistols, Inocentes, Ratos do Porão, Ramones, Black Flag, Garotos Podres e Dead Kennedys, e se sente um peixe fora d’água no meio em que vive, a classe média da Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua inquietação e frustração com as injustiças desse mundo tão desigual não encontram válvula de escape ou esperança de mudança entre os jovens de sua classe social, que é movida ao ritmo da moda (seja qual for o do momento), à alienação e ao hedonismo.
É num improvável, porém surpreendente encontro que tudo muda para ele: movido pela curiosidade, Felipe vai a um baile funk. em época de efervescência da Furacão 2000 e DJ Marlboro, Mr. Catra ainda era roqueiro inserido no meio do funk, e encontra ali a fúria transformadora, a vontade de fazer e a pulsante sede de justiça que nunca conhecera pessoalmente. Na mesma noite fica amigo do DJ Lucas, garoto de favela pouco mais velho que ele, que se tornará seu parceiro musical e agente catalisador de sua transformação.
A autora do livro, a escritora Gita SA, sabe bem do que está falando. Formada em letras, foi professora dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privadas por 20 anos. Quando pré-adolescente, descobriu que podia fazer música e dar vazão à natural revolta juvenil com um tio que criava bases de funk e, mais tarde, foi guitarrista da Ravana, banda da cena independente dos anos 2000. Escreve para crianças e jovens, e é responsável pelo blog maraletras.com.
Hoje com 44 anos, manda um recado para a juventude em “O Punk Funk”: o poder da mudança está em suas mãos, mas não querem que você saiba disso.
Para adquirir um dos livros, mande um e-mail para: [email protected]
You must be logged in to post a review.
Reviews
There are no reviews yet.